sexta-feira, maio 16, 2008

10 mesinhos e...

ja faz tanta coisa!!

ola meninas,meninos.
vamos la ver se consigo por isto em dia,pois quando nao posso vir ca penso em tudo o que tenho a dizer mas quando ca chego parece que algumas coisitas me fogem...

ora bem,a matilde esta linda,esperta,malandra,linda!

terça feira vamos ao pediatra,ela esta boa mas so para uma consulta de rotina,quero ver o peso e o tamanho,acho a muito pesadinha mas no fundo acho que engordou igual como nos ultimos meses.o terceiro dentinho esta a sair,é o de cima,do lado esquerdo,tadinha,desde o principio do mes que nao a deixa dormir muito bem,e parece que o outro ao lado tambem quer roer.ja se nota muito bem,a gengiva esta branquinha,ou seja quase transparente,branco é o dente!

vou apontar tudo,ou quase,do que ja sabe fazer esta pirralha,é certo que nestes ultimos 15 dias tem evoluido com uma rapidez.desde sempre que se ria às gargalhadas com as palhaçadas que lhe faziamos,agora esta tudo diferente:somos nos que nos rimos com as dela!

aos 10 meses:
levanta se na cama ou no parque,amarrada às grades,isto é se estiver sentada,pois deitada nao consegue ainda se sentar.
deitada vira se de barriga para baixo,poe se em posiçao para gatinhar mas nao o faz,apenas faz a ponte e bem esticadinha.
sentada,arrasta se para a frente,deitada,recua,como os militares mas ao para tras!
quando esta de pé,amarrada às grades,larga se com as maos no ar e la faz o seu "tem-tem".consegue ficar varios segundos sem apoio e fica muito feliz com os nossos aplausos.
amarrada com uma so mao,baixa se para apanhar algum brinquedo e deita o fora da cama ou do parque.
por falar em palmas,como tem muito orgulho nas suas proezas,quando acaba de comer e lhe dizemos "acabou",a matilde bate palmas.quando lhe dizemos "que linda" porque fez uma habilidade qualquer,tambem bate palminhas.
é uma fofa!!
que mais?alem do incondicional "pàpà" que repete vezes sem conta,diz "papa" quando vai comer,diz "vovo" mesmo a falar para a avo,diz "cä-cä" a falar para os caes,ralha que se farta aos caes porque ladram muito(sao yorkshires,teem uma voz fina que faz doer a cabeça),ela diz "ahahaaaaaaaa" a gritar virada para eles.
e o dedinho,esta sempre a apontar para qualquer coisa,principalmente para as fotos que estao nos quadros nas paredes.graças ao seu dedinho consegue nos levar onde quer,faz se bem entender.
é uma princesa que temos aqui!!
na aranha corre a casa toda em segundos,de pé com as suas maos nas nossas anda muito bem,nao é trapalhona nos pés.
tambem faz birras,e nao sao pequenas,principalmente à noite porque esta cansada.no outro dia tomou banho a correr porque berrava pois tinha lhe tirado a maquina fotografica das maos,tinha a ido buscar para memorizar as suas aventuras no banho,claro quando a vê,quer la,ok dou lha enquanto a dispo,depois digo lhe "da ca vamos tomar banhinho" diz me que nao (acenando com a cabecinha),mas tirei la e puz la na banheirinha,olha foi um espetaculo dos grandes,esperneava se toda,gritava,parecia sei la o quê,veio o pai,a avo,o avo,nada a acalmou.foi um desastre total.
no dia seguinte,estava a comer um pedacinho de pao,que lhe tinham dado enquanto eu preparava o banho,foi asneira porque nao o largou até ao fim,foi tomar banho de pao na mao,eu nao queria cenas e tambem nao queria esperar que ela o acabasse porque ja era tarde,e foi mesmo assim e o banho correu lindamente.nao se preocupem que nao comeu sabao,apenas um pouco de pao molhado,nhiaak!
a matilde continua com a maminha da mama.de manha ao acordar e a meio da manha.ao lanche às vezes,e depois ao deitar.em principio sao 4 mamadas por dia.as vezes menos,as vezes mais.
nos dias que a deixo com a minha mae,mama ao acordar,durante o dia bebe leite de crescimento no biberao com bicos de borracha,nao quer os de silicone,acho eu por serem mais duros,depois mama quando chego a casa e/ou ao deitar.
raramente mama de noite.quando esta gente à nossa volta nao quer maminha,prefere brincar.
senao,tambem come muito bem,os pratinhos sempre vazios,e depois ainda vem petiscar nos nossos pratos,gosta de tudo.
a matilde tem expressoes muito lindas e sobretudo engraçadas.quando houve musica começa a dançar,ou entao cantar "la-aaaa" a abanar a cabecinha muito devagarinho.
continua a gostar de adormecer no colo.a dormir descobre se toda,acabou aquele anjinho que dormia sempre na mesma posiçao até acordar,agora mexe se mexe se,acho eu que sonha muito.

bom acho que por agora é tudo,ja vai aqui um romance.mas tinha saudades de escrever qui.

espero voltar em breve.
um grande beijinho a quem nos lê.

10 comentários:

RG disse...

Que esperta está ela... e que birras (e ainda não é nada!!) lol
Sabes que o Fábio tb não gosta das tetinas de silicone????
E de noite tb se descobre todo quando não o apanho com a cabeça p os pés... Um vulcãozinho lindo...
E ela já diz uma data de palavras... Que liiiinda!!
beijooos

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

Parabéns pelos 10 mesinhos.
Adorei a cena de comer pão a tomar banho ehehhehe
o que nós fazemos, não é?
Mil beijinhos e tudo de bom

Família Pipoca disse...

Tasntas evoluções e tanta coisa bonita de se ler e principalmente ver.
Como crescem depressa.

Beijocas

Anónimo disse...

Ou seja, está toda espertalhaça e mais linda do que nunca, certo?
Tens miminho no meu blog.

Anónimo disse...

Ou seja, está toda espertalhaça e mais linda do que nunca, certo?
Tens miminho no meu blog.

Mónica disse...

A partir de agora vai haver surpresas todos os dias...
De repente, faz qualquer coisa que nunca tinha feito antes e nós ficamos todas babadas a olhar para eles :)
bjinhos

Sem Rumo disse...

Mamã temos um miminho para ti no nosso blog...

Até lá

Inês de Castro disse...

Bem....a do pão....tá demais! A minha também adora.
Ela está óptima e tão espertinhaaaaaa.

Beijocas

Anónimo disse...

Parabens! Tanta conquista, q bom :D
Têm muitos MiminhoS no meu blog para vocês!
Espero que gostem, são de coração :D
Bjokitas GIGANTES

Mae Princesa disse...

Muitas proezas faz a tua menina!!! O Dodinha já fica em pé sozinho, e julgando pela sua mobilidade avanço na motricidade, direi e dizem as educadoras que vai andar depressa.Gatinha tudo e trepa tudo, já!!!Bjocas!