domingo, janeiro 18, 2009

ela sozinha


ola!
espero que tenham passado um optimo fim de semana.
o nosso foi como de costume,calmo.

ultimamente,a princesa ca de casa anda com algumas manias!
quer fazer tudo,ou quase,sozinha.se a ajudamos,começa de novo...
-ja ha muito que subia as escadas ca de casa so,comigo atras claro,agora tambem ja as desce,e que bem que o faz,tem cautela em segurar se bem.quando chega la em cima,eu ainda vou a subir,ela pede me a mao para me ajudar a acabar de subir.
-ja começou tambem a subir as escadas de acesso à nossa casa,primeiro andar,e deixo a so,ou vai de gatas ou de pé amarrada às grades.para descer vai a pé,uma mao nas grades e outra na minha.se nao a deixo subir ou descer chora.
-quer abrir os iogurtes sozinha mas é muito dificil,até a mim me custa às vezes,parece que teem a tampa pregada mas a matilde insiste e responde nao se lhe oferecemos ajuda.
-deixa que lhe lave os dentinhos mas depois é a vez dela.
-para comer,sobe sozinha para a cadeira(esta em posiçao baixa) mas por vezes o pezito fica prezo mas nao quer ajuda,senao desce e volta a subir para ser sozinha a faze lo melhor!

a unica coisa "very" importante e que nao faz sozinha é adormecer!!!
isto esta a por me de rastos...nunca tem sono esta menina,para as sestas demora imenso a adormecer e à noite pior,hoje foram 1H30 até dormir profundamente.de tarde dormiu muito pouco mas mesmo assim nao adormecia.
ja nao consigo embala la no meu colo e eu de pé porque é pesada,tem de ser deitada à minha beira mas vira se e rebola se e salta e pula e nunca para...por vezes ja esta a fechar os olhitos e toca a levantar se de novo.
nao me sinto com coragem para a por na cama dela e deixa la so porque chora(ja tentei varias vezes),nao tenho coragem de a deixar chorar para dormir,nunca o farei.
mas isto esta a ser muito cansativo para mim,as vezes quero que ela durma e ainda tenho outras coisas a fazer mas acabo por ter sono de tanto esperar que adormeça...
agora penso que se calhar devo começar a deita la e pôr escuro por completo,se calhar ajuda porque nao vê nada à sua volta para a distrair.eu ponho o mais escuro que posso mas a nossa casa é tipo "loft" e os quartos sao abertos e ainda nao puz reposteiros entao ha sempre pelo menos a luz da sala a iluminar muito pouco.ou tenho de obrigar o papa a deitar se connosco para desligar as luzes todas?

bom,la chegarà o dia,certamente,em que ela adormecerà sozinha,ou serà sempre so no carro ou a passear(raramente)no carrinho????

beijinhos grandes

9 comentários:

Anónimo disse...

c'est normal maman, matilde fait deja beaucoup de choses toutes seules ou presque alors en plus s'endormir seule ca fait trop!ca viendra patience!c'est ce qu'on fait avec kenzo depuis 3ans!
bon courage.
bisous

Mãe das Marias disse...

Realmente a questão do sono é complicada... Normalmente adormeço-a ao meu lado, pq se for no berço demora mais, pois está sempre a por-se de pé! A Tiz tb tem dias que rebola muito até adormecer, mas sempre tive o hábito de estar sempre tudo completamente escuro, de dia isso não é possível por isso às vezes é mais complicado...
De há uns tempos para cá, ela já adormece no carro mas só às vezes... no carrinho de passeio nunca aconteceu!
Acho que isto é o tipo de coisas que só vão mudando com a idade... até lá temos que ter paciência.

beijos***

Vânia e Mariana disse...

Esta uma mulher!!! :)
Pois tens que tentar habitua-la, e vias ver que quando menos esperares ela esta a dormecer bem!!! :)

beijinhos,

andreia disse...

Olà mama antes de mais parabens nao so pela maravilhowsa princesinha , mas tambem por "teres acertado em cheio no alvo " - o menino...tal como eu rsrsrsrs
Sabes a Joana tem 5 anos e ainda anda com esta manis , que por vezes se torna erritante - o de querer fazer tudo sozinha ...qualquer coisa là esta a reguilas com a resposta na ponta da lingua ----------"eu sei fazer mae " , no fim de algumas coisas diz -desculpa mae nao sei sozinha -que peça ....
Bjs grandes para as duas princesas e para o princepezinho que ai vem

Mamã e bebé disse...

Olá mamã!! A princesa Matilde está uma menina crescida...já quer ser ela a fazer as coisinhas ;-)
Verás que não tarda chegará o dia em que adormecerá sozinha... eu peço o mesmo para a minha... às vezes é tão cansativo...com 6 meses ainda não dorme uma noite seguida (ou melhor dorme uns 2 dias seguidos a noite toda...mas depois volta ao mesmo...não sei porquê)...ainda esta noite acordou eram 3h30 da manhã, tive de a deitar comigo e mesmo assim estava numa agitação.
Enfim...
Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Bem, revejo-me completamente na tua história. Também já me custa um pouco adormecer o Lourenço, ele já só faz prácticamente um soninho depois do almoço e à noite a sorte é que a rotina do leitinho tem funcionado para adormecê-lo logo depois. O que faço é, sento-me na minha cama encostada à cabeiceira e estendo as pernas, deito-o no meu colo e vou embalando-o devagarinho (sei que não devia, mas...). À noite, faço o mesmo, mas com o quarto bem escurinho, ponho a chucha enquanto o pai prepara o leitinho. Dou-lhe o leite e normalmente adormece logo de seguida. Por vezes deito-o ao meu lado e ele depois de tanto rebolar na cama e em cima de mim acaba por adormecer. Depois levamo-lo para a caminha dele quando já está a dormir profundo...

Beijinho muito grande!

Anónimo disse...

Olá mamã, vais ver que não, daqui a algum tempo ela já será a mana mais velha e crescida, terá que dar o exemplo ao mano, não é verdade?
Parece-me que a tua filhota está a ficar a cada dia mais autónoma, quer ser ela a fazer as coisas, isso é óptimo :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Maria disse...

Não sei se te vou deixar feliz, mas cá por casa o Tiago que faz 3 anos em abril ainda me pede para deitar ao lado dele todas as noites até adormecer!!! É muito cansativo, mas não encontro outra maneira dele adormecer sereno. Deixá-lo a chorar não consigo e ainda para mais ele levanta-se e foge para a sala!

Eu acho que o tempo deverá solucionar o problema!

:)

Mar disse...

A Leonor também demora imenso tempo para adormecer, mas só consegue se estiver contente, se chorar tá tudo estragado. Tenho de ficar ali com ela imenso tempo...e com ela o escuro resulta, se tiver muita luz é mais difícil adormecer.

Bjs e boa sorte.