sábado, julho 04, 2009

o depois do parto

ola!
obrigada pelas vossas mensagens.

vou entao contar o que se passou depois do nosso menino chegar ao nosso colinho.

quando estava ja o gabriel pousado em cima de mim,uma das parteiras reparou que ele respirava rapido,o peito ia muito abaixo,nao sei como explicar,como quando fazem uma crise de asma,nao sei se estao a ver...
depois,como o gabriel era gordinho foi lhe feito a pica no pé por causa da glicemia,esta estava abaixo da norma,ou seja 0,36 (normal:0,4).
o gabriel foi colocado numa encubadora,com oxigenio dirigido para a cara (e nao com sonda no nariz ou mascara)e puseram lhe uma pulseirinha para controlar o ritmo cardiaco e respiratorio.
deram lhe uma injecçao para a glicemia e leite com uma seringa(queriam evitar o biberao para nao estranhar o peito).
ficou ali naquela camita com o papa a segurar o tubinho do oxigenio e a mamar no dedo pequenino do papa até às 1H,ai o pediatra decidiu manda lo para o serviço de neonatologia pois a respiraçao nao melhorava.ai chorei,chorei pois nao queria.

fui levada para um quarto no serviço de ginecologia pois como nao tinha o bebe comigo nao "precisava" do quarto na maternidade.logo a seguir fomos,o papa e eu,ver o gabriel;estava instalado numa "mesa",é assim que chamavam à caminha onde estava,com sonda para limpar,soro na mao,pulseira para a respiraçao e uns fios colados no peito para o coraçao.ou seja tinha fios por todo o lado,so me apetecia pegar nele e fugir mas sabia que era para seu bem que faziam aquilo tudo.

ali no serviço podiamos ir ver o gabriel quando quizessemos,de noite e de dia.

começaram a dar antibiotico ao bebe,tiraram lhe sangue para procurar infecçao.

foi uma noite muito dificil,estava eu naquele quarto,sozinha,sem o meu filho.

logo de manhazinha fui ver o gabriel.disseram que teria de tomar antibiotico durante tres ou cinco dias,dependendo se encontrassem infecçao.teria de tomar leite pelo biberao de tres em tres horas por causa da glicemia,para que nao tenha tempo de baixar.e so me deixaram dar lhe o peito quando a respiraçao dele estivesse melhor para nao o cançar,mas foi logo nessa primeira tarde que puz o meu bebe ao peito,amarrou a maminha da mama como um professional!!o problema da respiraçao era que tinha liquido amniotico nos pulmoes.

ao fim de tres dias,o gabriel ja estava bem,tanto na respiraçao como na glicemia,quando tive a subida de leite ja nao foi preciso dar lhe complemento no biberao nem "obrigar" a comer todas as tres horas.

foi lhe entao feita outra analise ao sangue que acusou uma pequena infecçao,nao sabem dizer a quê mas o mais provavel tenha sido durante o parto.tinha entao de continuar mais dois dias com o antibiotico.

na quarta feira de manha,la estava eu na minha rotina de subir ao serviço na hora da maminha e do banhinho quando o medico vem fazer o exame de saida ao gabriel,pede para esperar o resultado da ultima analise de controle e passada 1H vem nos dar os papeis de saida.o gabriel iria enfim sair dali!

claro que fui a correr ao serviço onde eu estava para saber se eu podia ir embora,ja que o gabriel tinha alta...e deram me logo os meus papeis de saida tambem.

arrumei a correr as minhas trouxas,preparei as do gabriel e fui a correr vesti lo.

viemos embora a pé,eu com o bebe ao colo,o filipe com a tralha toda.o filipe queria vir buscar o carro mas o ovo estava em casa e eu queria fazer surpresa à matilde e à minha mae.

quando chegamos a casa,mal a matilde me viu,veio logo a correr abraçar me,a mim e ao mano.o mano da matilde!!ela deu lhe tantos beijinhos e miminhos.a minha filha linda,que saudades eu tinha de estar sempre com ela.

foi muito dificil para mim estar estes dias longe de casa,e longe do gabriel,foi muito cansativo,e entao para a matilde,que nao podia entrar para ver o mano e que so o via atraves dum vidro...

mas ja passou,estamos bem e juntinhos.

a matilde é muito meiguinha com o mano,esta sempre a dar lhe mimos e quando o ponho na espreguiçadeira naqueles momentos onde fica meia hora acordado ela senta se em frente,a "tomar conta" do mano.o ébabié(gabriel).

a a minha filhinha linda esta quase a festejar os seus dois aninhos!

12 comentários:

carmo pinto disse...

pois afinal está aqui a resposta há duvida que pus no post da foto...felizmente tudo acabou em bem!
tb estou anciosa para ver a reacção das ninas com o maninho...vai ser lindo vai...
jinhos pa voces!

Ana Santos disse...

Lindo e bem gorduxinho o Gabriel.
Bem bom que não tinha diabetes.
O pior foi o liquido amniótico ter ido para os pulmões.
O meu mais novo também foi picado várias vezes para despiste de diabetes, como nasceu com 4,075 kg, mas o meu era comprido, ainda hoje é comprido.
É linda a reacção da maninha, ela ainda é também uma bebé.
Beijos,
Ana e seus tesourinhos

choubilet disse...

ma ^pauvre cela n'a pas du etre facil de voir ton petit bout malade comme ca de suite, et toi tu dois etre fatiguée.masi heureusement tout est rentré dans l'ordre.matilde est une grande soeur attentionnée.ca doit etre mignon.bon courage et grosses bises a vous.

CLS disse...

Bem, para susto, já tiveste a tua conta. mas agora está tudo bem e assim vai continuar, com certeza. É mesmo um matulão esse teu menino, tão fofo! Imagino a doçura da Matilde com ele...
Beijinhos.

Mamã Phipas disse...

AINDA BEM Q TUDO JÁ PASSOU...

BJS GRANDES

Didi e Pepe disse...

parabens mama e papa
ate fikei com uma lagrima no cantinho do olho, poix imagino k foi complicado os dias passarem ate xegarem a casa

muitas felicidades
bjk fofos
lia, didi & pepe 6m+13d

Pat disse...

Ainda bem que tudo está bem agora!! Felicidades para todos! beijinhos

Rute Santos disse...

Ainda bem que já passou esse susto...e que não haja mais nenhum:)

O teu filho é um anjinho mesmo...

Parabéns

RG disse...

Ainda bem que já estão no conforto da vossa casa, não há nada melhor!!
ainda passaram um mau bocado mas tudo terminou bem..
Gozem muitos
muitoa beijinhos

LEA disse...

Olá, não sei muito bem como vim parar ao teu cantinho...
Mas o que eu quero desejar é tudo de bom para vocês.
Beijocas muito grandes, parabéns e prazer em conhecer-vos

sonia disse...

Bem linda...mas que aflições tu passaste...são momentos de tamanha confusão, de tristeza, de angustias...Ainda bem que ele ficou bem!!Teve ali uma boa equipa a tratar dele!!

A Matilde ficou tão feliz por ter a sua mamã de volta e então um mano como bonus, não podia ser melhor!
beijinhos

Gaiatas disse...

Ele e' tão perfeito! Que lindo!

Foi uma pena ter ac0ntecido isso.. imagino a tua angustia :\

beijinh0s n0ssos*