sábado, janeiro 02, 2010

acabou/começou MAL

ola!
entao a vossa passagem de ano?
que saudades tenho eu de bater com as tampas das panelas...aqui grita se "bonne année",da se um par de beijocas,bebe se um copinho de champanhe e voilà,mas eu gostava de fazer barulho com as panelas,de ver os vizinhos a fazer faiscas com palha de aço a arder(no fundo isto deve ser bem perigoso),era assim quando era miuda em portugal...

FELIZ ANO NOVO a todos.

pois o nosso ano velho acabou muito mal.e claro que tambem começou mal o novo,ah pois!

os dois tesouros aqui de casa estao doentinhos.desde aquela febre que teve a matilde ha quinze dias e que lhe deixou a tosse e ranho de manha,pois,nao passou e so piorou.na segunda feira quiz ir ao pediatra mas a secretaria disse que como nao tinha febre nao precisava de ir,para dar um xarope(o pediatra diz que nao vale nada mas a mulherzita aconselhou na mesma)e lavar o nariz.o gabriel tambem continuava com a sua tosse mas igual,lavagem do nariz e pronto.
à noite,a matilde tinha um pouquinho de febre,38°.na terça nada mas aquela tosse,ui,ela até vomitava os escarros e parece que "chiava".na quarta à noite outravez 38,2° e acordou de madrugada com 39,5°,telefonei para as urgencias que me aconselharam a leva la ao medico de familia mas que nao era nada de especial,nao era urgente(como é que o medico sabia se nem sequer a auscultou?).so que o problema é que na quinta feira o nosso medico nao consulta,o pediatra nao atendia,nenhum medico daqui da zona atendia e eu nao queria ir ao hospital...la acabei por chamar o medico das urgencias a casa(eram 13H30,ele chegou eram 19H30)e o diagnostico caiu:BRONQUITE ("bronchite" em frances,acho que é assim em portugues...),portanto a matilde acabou o ano a estrear se em antibiotico e anti-inflamatorio(ja tomou duas vezes antibiotico mas em prevençao da doença d osler por causa da civ mas nao porque precisava mesmo dele)e uns supositorios à base de eucalipto e paracetamol.
o gabriel tossia e tinha 37,9° de temperatura,o medico disse para lhe dar os mesmos supositorios mas na farmacia nao tinha para a idade dele entao o febre chegou mesmo antes da meia noite,a tosse piorou,o nariz encheu se de ranho,como por azar:nao tinha o raio dos supositorios para "atacar" o bicho em prevençao entao ele "atacou" o meu menino.

e foi assim que acabei o ano,a limpar ranhos,a dar mimos a dois bebes doentes e aborrecidos,a controlar febres...a tentar adormecer quem nao conseguia dormir...

estou triste.
sinto me pessima porque nao consegui evitar o antibiotico na matilde por causa da tosse que nao a largou.
sinto me ainda pior porque nao consegui evitar que o gabriel ficasse doente e penso que vai acabar por tomar antibiotico tambem.

sinto me cansada e desesperada porque esta a ser dificil controlar esta situaçao e estou com medo que a bronquiolite venha atacar o gabriel.

a tosse da matilde ja acalmou,ao fim de 24h de tratamento mas o gabriel nao.e ainda por cima os meus miudos teem a maniazinha de fazer o poio logo a seguir ao supositorio e duvido que este esteja entao a fazer o devido efeito.

agora estamos no fim de semana e se calhar vou ter de chamar o medico outravez mas desta vez para o pequenino.pois ele custa lhe tanto a adormecer e dorme tao mal e esta tao aborrecidinho...

desejem me sorte para este novo ano,va la.

4 comentários:

choubilet disse...

pas de chance c sur que ca commence mal mais avec les petits et le temps c un peu normal.nous vous souhaitons kan meme tous nos voeux pour 2010 avec plein de bonheur aupres de tes 2 petits boutchou.bon courage.
melhoras.
bisous.

mãe pimpolha disse...

Este ano vai correr melhor.
As melhoras dos meninos.
Beijocas

Didi e Pepe disse...

ola miga...
ta muito complikado ai em casa e aki tb....
e muito dificil kando ambos os bebes tao doentes...e ambos so kerem a mama...e n dormem...

nos tb saimos e entramos mal....espero k este ano seja melhor do k como começou...
as melhoras

bjk fofos
lia, didi 6 pepe1a+1s

angela et victoria disse...

si ça peut te rassurer victoria aussi est malade toux plus nez qui coule et moi pareille, donc l'année c'est mal fini et ) mal commencé!!!
mais t'inquiéte il reste encore douze mois pour ce rattraper bisous et bon retablissement aux petits loups