segunda-feira, dezembro 08, 2008

seia de natal


este era o post que queria escrever na sexta feira.

nao sei mas lembrei me de vir aqui perguntar,porque sou muito curiosa,e gosto de conhecer os habitos e tradiçoes que teem as diferentes pessoas que vou "conhecendo" por aqui.

eu adoro a festa do natal.comprar prendinhas para oferecer aos mais chegados,principalmente as crianças.ja sei que muitos acham esta época um muito comercial,teem razao mas eu continuo a gostar desta epoca do ano e assim serà.

este ano,o natal vai ser diferente.vai se passar aqui em nossa casa,seremos doze pessoas mais a matilde.a minha mana e o seu marido veem ca a frança,so por isto é mais especial,tem outro sabor,pois nao tem sido possivel passarmos todos os natais juntos.
e o prato "especial" deste dia sera o bacalhau(so em pensar ja me da vontade!)
mas nada de bacalhau com natas,ou à braz,ou assado ou sei la o quê,aqui sera cozido com as suas batatinhas,as suas couvinhas...um prato simples mas tradicional das nossas beiras e que eu adoro.tambem havera arroz de polvo,porque é outra tradiçao.
aqui em frança,a tradiçao é o peru.nao gosto nada de peru(so dos bifinhos...),acho seco,nao gosto,por isso em nossa casa nada disto.mas nas entradas vamos fazer "à francês" e haverà "foie gras" e as suas tostinhas,e os caracois,hummm:diz o filipe,eu digo:uuuuhhhh,mas nunca provei,talvez este ano prove ou talvez nao porque o bebe nao quer...

agora a minha pergunta às meninas que nos visitam:
-o que cozinham voces na seia de natal?
-seguem tradiçoes?
-dao livre vontade à escolha do menu do dia?

ando assim curiosa mas se nao se importarem,respondam.

beijinhos grandes.

6 comentários:

sofia disse...

O meu natal é sempre passado "na terra" em arganil. A comida é sempre o bacalhau cozido com couves, e para quem não gosta faz-se um prato também de bacalhau (normalmente bacalhau à zé do pipo), Isto na noite de 24. Ao almoço de 25 come-se chanfana, Peru e Cabrito Assados. O que nunca falta na mesa de natal é a lampreia de ovos, os sonhos, as filhoses, uma torta de laranja, o bolo rei, as broas castelar, muitos chocolates e o tronco de natal

Anónimo disse...

quel grosse chaussette a coté du sapin je suis sure que c'est pour les aceaux que le pere noel va apporter pour matilde!

Pat disse...

O meu Natal segue as tradições ou não fosse passado em casa dos avós em Trancoso. Para a ceia não podem faltar as migasde bacalhau, o bacalhau cozido com as respectivas batatas e couves, nem o polvo cozido. No dia de Natal, não falta Roupa Velha, polvo assado e cabrito assado. Claro que doces tipicos e frutos secos também lá estão!!

Anónimo disse...

Olá querida mamã, nós também adoramos o Natal pela tradição e magia que ele envolve. Normalmente, a nossa ceia é o tradicional bacalhau, peru ou cabrito e muitas sobremesas!No dia 25, é mais a roupa velha, que bom!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Mamã Pirata disse...

Lá em casa é bacalhau com couves ,grelos ,batatas cozidas mto azeite (do nosso) e alho.
Comem todos igual no dia 25 fazemos cabrito que o povo da casa gosta mto.

...dos doces fazemos os tradicionais.

...

Carla - Vida a 5 disse...

Olá.
Antes demais obrigada!
A tua princesa está linda e o(a) embutido(a) a crescer, que bom.

Nós passamos sempre a noite de Natal com os meus pais. A familia do meu marido não é muito certa nestas coisas, chegam a combinar onde vão passar no proprio dia 24 e cada um faz um prato e não acho piada. Na noite da consolada come-se Bacalhau cozido com batatas e couves e ponto final.
Este é o prato que fazemos sempre e depois temos várias sobremesas. Por vezes há peru como 2º prato, mas sobra sempre imenso que a minha mãe se deixou disso. As prendas são abertas na noite de natal.
No dia de Natal ao almoço, há roupa velha SEMPRE e depois o belo do cabrito assado com batatinhas e ervilhas. DIVINAL!!! Falta muito?

Beijinhos.
PS: Desculpa isto ter ficado tão grande, mas empolguei-me.